Wednesday, July 11, 2007

PRÉMIO "Momentus de Excelência"













A querida Maria Faia do
querubimperegrino atribuiu-me esta distinção, a qual agradeço reconhecidamente.
Confesso que não esperava, mas sabe sempre bem.
A verdade é que a Amizade nos proporciona estes bons momentos, pelo que só posso prometer que lhe tentarei retribuir, da melhor forma que sei, ou seja com a minha amizade.
A todos os outros que me visitam no meu cantinho, só posso prometer que tentarei também, proporcionar-lhes os melhores momentos que souber e que puder.
Tudo farei tudo para que assim aconteça!


Um abraço a todos
ESTA MANHÃ





Esta manhã eu vou apenas sorrir quando vir o teu rosto, e rir, mesmo sentindo vontade de chorar. Esta manhã, eu vou apenas deixar que tu escolhas o que vais vestir, e sorrir e dizer como estás óptima. Esta manhã, eu vou apenas deixar de lado a roupa para lavar, pegar em ti e levar-te ao parque para brincar.
Esta manhã, eu vou apenas deixar na pia a louça suja, e deixar que tu me ensines a montar o teu quebra-cabeças.Esta tarde, eu vou apenas desligar o telefone, manter o computador apagado e sentar-me contigo no quintal e soltar bolas de sabão. Esta tarde, eu não vou gritar nenhuma vez, nem mesmo resmungar, quando tu gritares e acenares para o carrinho de sorvetes; e se ele passar vou-te comprar um.Esta tarde, eu não me vou preocupar com o que tu vais ser quando cresceres. Esta tarde, eu vou apenas deixar que tu me ajudes a assar biscoitos e não vou ficar atrás de ti tentando consertá-los.
Esta tarde, vamos ao McDonald’s comprar um Happy Meal para nós duas, para que tu possas ganhar dois brinquedos. Esta noite, vou segurar-te em meus braços e contar-te uma historia sobre como tu nasceste e como eu gosto de ti.
Esta noite, eu vou apenas deixar que tu espirres a água do banho e não ficar nervosa. Esta noite, vou deixar que tu fiques acordada até tarde, e vamos sentar-nos na soleira da porta, contando todas as estrelas. Esta noite eu vou apenas aconchegar-me ao teu lado por horas e perder os meus programas preferidos na TV. Esta noite, quando passar os meus dedos entre os teus cabelos enquanto tu rezas, eu vou apenas simplesmente sentir-me grata a Deus por me ter dado o maior presente do mundo. Eu vou apenas pensar nas mães e pais que procuram os seus filhos perdidos, nas mães e pais que visitam a sepultura de seus filhos em vez das suas camas, nas mães e pais que estão nos hospitais, vendo os seus filhos sofrerem sem que isto tenha sentido, e gritando por dentro que não podem mais suportá-lo.


E, quando eu te der um beijo de boa noite, eu vou apenas segurar-te com um pouquinho mais de força por um pouquinho mais de tempo. E é então que eu vou apenas agradecer a Deus por ti e não Lhe pedir mais nada, excepto mais um dia.


OBESIDADE MENTAL




O PROBLEMA DAS SOCIEDADES MODERNAS É A OBESIDADE MENTAL...

O Professor Andrew Oitke publicou um polémico livro «Mental Obesity» que revolucionou os campos da educação, jornalismo e relações sociais em geral. Nessa obra, o catedrático de Antropologia em Harvard introduziu o conceito em epígrafe para descrever o que considerava ser o pior problema da sociedade moderna.
«Há apenas algumas décadas, a Humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura física por uma alimentação desregrada.Está na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informação e conhecimento estão a criar problemas tão ou mais sérios que esses.» Segundo o autor, «a nossa sociedade está mais atafulhada de preconceitos que de proteínas, mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono.As pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada.
Os cozinheiros desta magna fast food intelectual são os jornalistas e comentadores, os editores da informação e filósofos, os romancistas e realizadores de cinema. Os telejornais e telenovelas são os hamburgers do espírito, as revistas e romances são os donuts da imaginação.»O problema central está na família e na escola. «Qualquer pai responsável sabe que os seus filhos ficarão doentes se comerem apenas doces e chocolate.Não se entende, então, como é que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados, videojogos e telenovelas. Com uma «alimentação intelectual» tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção, é normal que esses jovens nunca consigam depois uma vida saudável e equilibrada.»

Num dos capítulos mais polémicos e contundentes da obra, intitulado «Os abutres», afirma: «O jornalista alimenta-se hoje quase exclusivamente de cadáveres de reputações, de detritos de escândalos, de restos mortais das realizações humanas. A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular.» O texto descreve como os repórteres se desinteressam da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polémico e chocante.«Só a parte morta e apodrecida da realidade é que chega aos jornais.» Outros casos referidos criaram uma celeuma que perdura. «O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades. Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas não sabem quem foi Kennedy. Todos dizem que a Capela Sistina tem tecto, mas ninguém suspeita para que é que ela serve.
Todos acham que Saddam é mau e Mandella é bom, mas nem desconfiam porquê..Todos conhecem que Pitágoras tem um teorema, mas ignoram o que é um cateto.»As conclusões do tratado, já clássico, são arrasadoras.«Não admira que, no meio da prosperidade e abundância, as grandes realizações do espírito humano estejam em decadência. A família é contestada, a tradição esquecida, a religião abandonada, a cultura banalizada , o folclore entrou em queda, a arte é fútil, paradoxal ou doentia. Floresce a pornografia, o cabotinismo, a imitação, a sensaboria, o egoísmo.Não se trata de uma decadência, uma «idade das trevas» ou o fim da civilização, como tantos apregoam. É só uma questão de obesidade. O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos.

O mundo não precisa de reformas, desenvolvimento, progressos.Precisa sobretudo de dieta mental.»

Friday, July 6, 2007

Desafio delicioso....

Olá a todos,
Como adoro ler , decidi aceitar o desafio da Flor http://livroemflor.blogspot.com/

1. Número total dos livros que possuo:
Não sei, devem ser muitas dezenas

2. Último livro que comprei:


Deliciosamente actual...






3. Último livro que li:

Deliciosamente forte....







4. Cinco livros que são muito importantes para mim:


Porque é deliciosamente comovente...







Porque é deliciosamente envolvente....










Porque é deliciosamente divertido...









Porque é deliciosamente saboroso...






Porque é deliciosamente provocador...





5. Passo o desafio aos seguintes blogs:
Quem quiser aceitar este desafio responda-me no meu blog, ou responda no seu blog, mas diga-me para eu ficar deliciosamente feliz....