Friday, June 29, 2007

Festas do Povo de Campo Maior















Falar das Festas de Campo Maior é falar da alma de um povo.
Essa alma que, em qualquer Setembro, consegue superar todas as vicissitudes e contrariedades da árdua vida quotidiana, e transforma as suas brancas ruas num verdadeiro jardim. As cores vivas e alegres em contraste com a alvura do tradicional casario alentejano, nascem da noite para o dia, como se de milagre se tratasse.
São as Festas das Flores de Papel, dir-se-á, na mais simplista e linear forma de descrever, mas, quem as já viu, certamente não encontrará palavras para tal. Tentar definir estas Festas é tentar explicar o inexplicável, dada a sua transcendência.
Tamanha beleza só encontra paralelo na imensa carga emocional e na incomensurável paixão que este Povo consegue colocar em cada pedaço de papel que transforma.
São umas Festas feitas de paixão. Não basta vê-las, é preciso senti-las, tentar compreender o que está para além da vista. Esse esforço de tentar atingir o inalcançável leva-nos, até, a sentir inveja do próprio papel pois só ele saberá - fruto da intimidade e cumplicidade mantida com as hábeis mãos que carinhosamente o acariciaram e transformaram - o verdadeiro sentimento destas laboriosas gentes.
Esse momento mágico é conhecido como "enramação". É o culminar de milhares e milhares de horas de trabalho empregues - de uma forma voluntariosa - com o único objectivo de saciar o desejo do belo. A satisfação de oferecer a sua arte ao mundo é suficiente para quem apenas importam valores como a amizade e a fraternidade.
Durante uma semana, em Campo Maior, numa verdadeira exaltação do belo, as Festas do Povo são o pretexto para que toda a gente dê largas à sua alegria. Canta-se e dança-se, ao ritmo das "saias de Campo Maior", pelas noites dentro, até que o corpo aguente e a voz resista.
No final, a crueldade do efémero tudo leva, como que arrancando um pouco da alma deste povo. Este povo que, paciente e abnegadamente, espera pelo momento de, novamente, erguer tamanha e incomparável beleza, cumprindo uma tradição que não pode acabar.

Estas Festas são uma autêntica e maravilhosa dádiva dos Campomaiorenses ao mundo. Visitar as Festas do Povo é rumar ao templo do belo mas, não basta ver, é preciso sentir!
As últimas Festas do Povo tiveram lugar em 2004, e as próximas, se tudo se concretizar como previsto, terão lugar em 2008.

Se nunca visitaram Campo Maior, convido-vos a visitarem esta acolhedora
vila alentejana, porque serão certamente muito bem recebidos pelos seus habitantes, e terão oportunidade de conhecer uma das mais belas festas de Portugal!

4 comments:

António Inglês said...

Olá Mara

Venho até aqui pela primeira vez e curioso pelo comentário feito no Querubimperegrino acerca das festas que, agora veja, são as de Campo Maior.
Minha cara, sou natural de Lisboa mas as minhas principais costelas são minhotas por via de minha mãe.
Desde sempre me apaixonei pelas muitas festas que o nosso povo tem como tradição, umas mais marcantes que outras claro, mas no caso das do Alto Minho sou delas um adepto apaixonado.
No entanto, algumas que se efectuam noutras regiões do nosso País estão no meu imaginário e não acabarei os meus dias sem as conhecer. Estão neste caso as que tão bem retrata nesta sua postagem.
As festas de Campo Maior, acredite, quase todos nós as conhecemos mesmo sem lá termos ido.
Agora ainda fico com mais água na boca.
Parabéns pelo seu cantinho.
Um abraço
José Gonçalves

Maria Faia said...

Querida Amiga,

Deixei-lhe uma surpresa no Querubim.

Beijo

Bichodeconta said...

Eu sou uma fã de Campomaior e das suas gentes.. Conheço muito bem, mas nunca assisti ás festas e reconheço que perdi muito.. Se puder e tiver companhia, irei. Um abraço..

Cenoura said...

Gostei. Fiquei com vontade de visitar Campo Maior e de voltar mais vezes a este blog.
:)
CenouraDoLado