Monday, October 22, 2007

PLANO NACIONAL DE LEITURA
(Porque ler não é só para a escola, mas para toda a vida)








O balanço do primeiro ano do Plano Nacional de Leitura (PNL) foi feito no final de Maio e "foi positivo".
Mais crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos envolvidas em actividades de leitura, mais projectos de promoção da leitura em bibliotecas públicas e escolares, protocolos com fundações e associações...)
(...Agora é tempo de falar de avaliação e perceber o que está a mudar nos hábitos de leitura dos portugueses em geral e dos alunos em particular, declara Isabel Alçada, comissária do Plano Nacional de Leitura, um programa tutelado pelos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares.
"A avaliação é francamente positiva, mas temos de melhorar a comunicação com as escolas e bibliotecas. Temos de trabalhar mais em conjunto e numa comunicação em tempo real", admite.
A Comissão partiu da premissa que os portugueses lêem pouco e procurou "identificar o que já tinha sido estudado e avaliado e aplicar projectos que já tivessem dado resultados seguros", conta Isabel Alçada, professora do ensino superior e autora de livros para um público infantil e juvenil. Os resultados mais visíveis do PNL foram o "envolvimento" de professores e famílias, mas também de outros parceiros como as autarquias e as fundações. "Há um ambiente social muito receptivo à ideia da leitura", analisa.O público-alvo do PNL "são todos os cidadãos portugueses", mas o plano tem privilegiado os estudantes, sobretudo os mais novos. "Quanto mais cedo adquirirem competências de leitura, maior é a eficácia nas suas vidas, porque ler não é só para a escola, mas para toda a vida", diz Isabel Alçada.

Fonte: Público Data: 22-10-2007 Autor: Bárbara Wong Tema: Sociedade

2 comments:

António Inglês said...

Olá Mara

Confesso-lhe que nunca li tanto na vida como o tenho feito nos últimos meses.
Ainda bem, porque retomei um velho hábito que pensei perdido e até julguei não ter mais paciência para fazer.
Um abraço e uma boa semana
José Gonçalves

Maria Faia said...

Olá Amiga,

O Plano Nacional de Leitura é uma medida muito positiva no âmbito do combate à iletracia.
Esperemos que o nosso povo saiba aproveitar...

Beijinhos

Maria Faia