Wednesday, October 31, 2007

CORAÇÃO

Olá amigos!
Gostaria de vos saudar a todos com estas palavras de Hellen Keller:

" As melhores e mais bonitas coisas neste mundo não podem ser vistas nem ouvidas, mas precisam de ser sentidas com o coração".
Dedico-vos este POST com toda a minha amizade, aos seguintes amigos, para que o coloquem, nos vossos cantinhos tão especiais para mim.















MARIA FAIA do Querubimperegrino

JOSÉ GONÇALVES do Porentremontesevales
SOPHIA do Sophiamar
ELL do Bichodeconta
MIGUEL do Matilde e Companhia
BELISA do Estrela no Céu
FERNANDA do Vento debaixo das minhas asas

MARINA do Universos Paralelos
MARIA do Citizen Mary
Vinte e Dois do Azul e Verde e do Quem pagou o meu café
A COR DO MAR
PA do Cenoura do Lado
MARUCA com L do Amor e Carinho qb

Um grande abraço com amizade da MARA

Tuesday, October 23, 2007

À NOITE NA PRAIA











Quando fores

Um dia à noite na praia

Pensar coisas entre os sons do mar

Misturando os passos calmos

Com pegadas vazias de gaivotas

Lembra-te de mim

Diz o meu nome ao vento e chama

Como se esperasses como se eu pudesse

Chegar no meu sorriso habitual

Minha saia húmida do descuido

Das ondas que também frias amei

Hei-de estar

Contigo à noite na praia

Escondida em vento em algas dando passos

Entre também os passos das gaivotas

Estarei a teu lado

Triste por ter ido antes do sonho

Acordada sempre para a tua voz

Quando chamas

E és meu amigo como dantes

Sei coisas deste lado e vou dizer-tas

Em cada noite na praia

Sem que saibas se as palavras

Sou eu que as digo ou o se vento

As traz de qualquer sítio longe

É assim uma luz que eu sei e cabe

Melhor em palavras se é de noite

E na praia dizes o meu nome

PAULO GERALDO

Monday, October 22, 2007

PLANO NACIONAL DE LEITURA
(Porque ler não é só para a escola, mas para toda a vida)








O balanço do primeiro ano do Plano Nacional de Leitura (PNL) foi feito no final de Maio e "foi positivo".
Mais crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos envolvidas em actividades de leitura, mais projectos de promoção da leitura em bibliotecas públicas e escolares, protocolos com fundações e associações...)
(...Agora é tempo de falar de avaliação e perceber o que está a mudar nos hábitos de leitura dos portugueses em geral e dos alunos em particular, declara Isabel Alçada, comissária do Plano Nacional de Leitura, um programa tutelado pelos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares.
"A avaliação é francamente positiva, mas temos de melhorar a comunicação com as escolas e bibliotecas. Temos de trabalhar mais em conjunto e numa comunicação em tempo real", admite.
A Comissão partiu da premissa que os portugueses lêem pouco e procurou "identificar o que já tinha sido estudado e avaliado e aplicar projectos que já tivessem dado resultados seguros", conta Isabel Alçada, professora do ensino superior e autora de livros para um público infantil e juvenil. Os resultados mais visíveis do PNL foram o "envolvimento" de professores e famílias, mas também de outros parceiros como as autarquias e as fundações. "Há um ambiente social muito receptivo à ideia da leitura", analisa.O público-alvo do PNL "são todos os cidadãos portugueses", mas o plano tem privilegiado os estudantes, sobretudo os mais novos. "Quanto mais cedo adquirirem competências de leitura, maior é a eficácia nas suas vidas, porque ler não é só para a escola, mas para toda a vida", diz Isabel Alçada.

Fonte: Público Data: 22-10-2007 Autor: Bárbara Wong Tema: Sociedade

Friday, October 19, 2007

É CUIDAR QUE SE GANHA





Os direitos das crianças, os direitos das mulheres, os direitos das minorias. Os meus direitos, os teus direitos, os nossos direitos, os direitos de todos. O direito ao bom nome, o direito à livre expressão, os direitos de autor. O direito de ter direitos.
O estojo onde me sinto confortável, o teu ninho de comodidade... Não me incomodes e eu não te incomodo. Faz o que quiseres desde que não me pises. E não te metas na minha vida...
Mas a verdade é que não é possível fazer seja o que for com pessoas, tendo isto como fundamento.
Aquilo que juntou os homens não foram os direitos. Os homens não fizeram aldeias, vilas e cidades para virem a ter direitos. Fizeram famílias porque amavam, e o amor conduz naturalmente à união. E as famílias juntaram-se a outras famílias para virem a ser uma família maior. Para se protegerem uns aos outros. Para tornarem mutuamente mais agradável os anos passados no planeta. Porque é fantástico termos ao nosso lado muitas pessoas que nos ajudam a crescer e a quem podemos tornar felizes.
O problema agora é que os homens já não percebem por que vivem juntos. Prezaram um certo tipo de independência - que é uma maneira de serem sozinhos. Tendo esquecido por que razão se juntaram, estorvam-se uns aos outros. São rivais: nas filas de trânsito, no supermercado, no trabalho. Na família. Há muitos que se sentem incomodados simultaneamente pelo facto de terem pais e pelo facto de terem filhos...
Aquele que envelheceu e já não pode valer-se a si mesmo é um incómodo para o que ainda não envelheceu. Aquele que fuma é um estorvo para o que não fuma. E aquele que não fuma estorva o fumador. O que está doente incomoda aquele que ainda é saudável. O que quer ouvir música é um estorvo para o que prefere o silêncio.
Os homens vivem perto uns dos outros, mas são sós. É uma estranha vizinhança. Como já não amam, tentam prolongar a união - talvez por hábito, talvez por medo, talvez por interesses - sem aquilo que tinha sido a causa da união. Mas o convívio motivado por motivos desse género não pode subsistir. Não tem consistência nem alma. Não consegue passar de aparência de convívio.
Usaram-se direitos e leis para tentar manter aquilo que não pode ser mantido apenas dessa forma. Para permitir que vários egoísmos se desenvolvessem lado a lado. Em muitos aspectos, a nossa sociedade ocidental faz lembrar um quase-cadáver mantido por uma máquina que lhe faz artificialmente a respiração. Que lhe mantém funções que ele já não é capaz de realizar por si mesmo. Falta muito pouco para que aquele corpo comece a desagregar-se, porque já não tem alma.
Só o amor pode manter aquilo que deve a existência ao amor. E o amor não tem nada a ver com direitos. Leva a não pensar em si mesmo, ao sacrifício saboroso pelo outro, a esquecer os próprios interesses.
O amor pede apenas o direito de não ter direitos. Quer perder-se no outro, morrer dando vida, gastar-se iluminando e aquecendo. Troca-se de bom grado por um sorriso feliz de quem ama.
O amor faz pelo outro muito mais do que aquilo que as leis dos homens lhe dão direito a receber. Faz muito mais que a justiça. É uma lei maior, que não está gravada em papéis, mas nos corações.
Não terás necessidade de pensar no que te faz falta, se viveres rodeado por pessoas que resolveram tornar-te feliz. Assim, terás mais facilidade para, pelo teu lado, pensares no bem dos outros. Se tiveres à tua volta pessoas que só pensam em si mesmas e nos seus interesses egoístas, terás de erguer os teus direitos como uma muralha que te defenda.
Mete-te na vida dos outros. E mete a vida dos outros na tua vida. É claro que devemos fazer isso, porque a vida deles é a nossa vida. Se as alegrias dos outros não forem as nossas grandes alegrias, nunca teremos verdadeiramente alegria. Se as dores dos outros não forem dores nossas, teremos dores muito piores.
Eu sei: tens medo de que não te retribuam; achas que se pensares nos outros eles não pensarão em ti; que poderás ficar diminuído por seres sempre tu a ceder... Mas quem foi que te disse que o amor era um negócio? Onde aprendeste que era uma actividade centrada em ti mesmo, destinada a dar-te satisfação? O amor é um mau negócio: é, como escreveu Camões num soneto lindíssimo, "cuidar que se ganha em se perder". É uma loucura que leva a acreditar que enriquecemos quando nos damos; que só somos nós mesmos quando não queremos saber de nós.
E, descansa, nenhum outro comportamento é tão contagioso.

PAULO GERALDO

Wednesday, October 17, 2007

Os pobres não têm voz...












Hoje e sempre...
é importante que pensemos neles.
Hoje e sempre...
é necessário que
falemos deles.
Hoje e sempre...
é urgente que não os esqueçamos.
Hoje e sempre ...
é fundamental que cada um de nós dê um pouco do que tem, a quem mais precisa.
Porque...

" Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo."
Mohandas Gandhi


"A igualdade pode ser um direito, mas não há poder sobre a Terra capaz de a tornar uma realidade."
Honoré de Balzac

MARA

Tuesday, October 16, 2007

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO




Neste dia, especialmente dedicado a algo que para alguns é tão simples e banal...

E em todos os outros dias das nossas vidas, em que comer, beber, dormir, ou apenas adquirir aquilo que nos apetece, são gestos naturais, porque não nos falta comida, água, os bens essenciais e por vezes até alguns luxos superficiais, é bom não esquecermos NUNCA aqueles que nada têm ...e para quem, os cuidados básicos, como uma gota de água, uma migalha de alimento, uma simples vacina ou mesmo uma pedaço de manta para se cobrirem ...fazem ainda uma enorme diferença...!



BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME...
DÊ UM POUCO...VAI VER QUE NÃO CUSTA NADA...!!!






LEMBRE-SE DELES... NUNCA OS ESQUEÇA...!











E pense...
Que ser solidário...é também um acto simples...
Tão natural como beber ou comer...

MARA



Thursday, October 11, 2007

QUE...


Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,mesmo sabendo que as rosas não falam.

Que eu não perca o OPTIMISMO,mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre...

Que eu não perca a VONTADE DE VIVER,mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...

Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS,mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam saindo da minha vida...

Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS,mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.

Que eu não perca o EQUILÍBRIO,mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.

Que eu não perca a VONTADE DE AMAR,mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...

Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR,mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão os meus olhos...

Que eu não perca a GARRA,mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos...

Que eu não perca a RAZÃO,mesmo sabendo que as desilusões da vida são muitas e me podem fazer perder a calma...

Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA,mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...

Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO,mesmo sabendo que um dia os meus braços poderão estar fracos...

Que eu não perca A ALEGRIA DE VER,mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...

Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA,mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços incríveis para manter a sua harmonia.

Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR,que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.

Que eu não perca a vontade de SER GRANDE,mesmo sabendo que o mundo é pequeno...


(Autor desconhecido)

Tuesday, October 9, 2007

A RAPOSA E O PRÍNCIPE














E foi então que apareceu a raposa:
Bom dia,disse a raposa.
Bom dia,respondeu polidamente o principezinho,que se voltou,mas não viu nada.
Eu estou aqui,disse a voz,debaixo da macieira...
Quem és tu?perguntou o principezinho.Tu és bem bonita...
Sou uma raposa,disse a raposa.
Vem brincar comigo,propôs o principezinho.Estou tão triste...
Eu não posso brincar contigo,disse a raposa.Não me cativaram ainda.
Ah!desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão,acrescentou:
Que quer dizer "cativar"?Tu não és daqui,disse a raposa.Que procuras?
Procuro os homens,disse o principezinho.Que quer dizer "cativar"?
Os homens,disse a raposa,têm fuzis e caçam.É bem incômodo!
Criam galinhas também.É a única coisa interessante que eles fazem.Tu procuras galinhas?Não,disse o principezinho.Eu procuro amigos.
Que quer dizer "cativar"?
É uma coisa muito esquecida,disse a raposa.Significa "criar laços...".
Criar laços?Exatamente,disse a raposa.Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.E eu não tenho necessidade de ti.E tu não tens necessidade de mim.Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.Mas se tu me cativas,nós teremos necessidade um do outro.Serás para mim único no mundo.E eu serei para ti única no mundo...
Começo a compreender,disse o principezinho...Existe uma flor...eu creio que ela me cativou...É possível,disse a raposa.Vê-se tanta coisa na Terra...
Oh!não foi na Terra,disse o principezinho.A raposa pareceu intrigada:
Num outro planeta?Sim.Há caçadores nesse planeta?Não.Que bom.E galinhas?Também não.Nada é perfeito,suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia: A minha vida é monótona.Eu caço galinhas e os homens caçam-me.Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também.E por isso me aborreço um pouco.Mas se tu me cativares, a minha vida será cheia de sol.Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros.Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.O teu me chamará para fora da toca,como se fosse música.E depois,olha!Vês lá longe,os campos de trigo?Eu não como pão.O trigo para mim é inútil.Os campos de trigo não me lembram coisa alguma.E isso é triste!Mas tu tens cabelos cor de ouro.Então será maravilhosoquando me tiveres cativado.O trigo,que é dourado,fará lembrar-me de ti.E eu amarei o barulho do vento no trigo...A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:Por favor...cativa-me!disse ela.Bem queria,disse o principezinho,mas eu não tenho muito tempo.Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.A gente só conhece bem as coisas que cativou,disse a raposa.Os homens não têm mais tempo para conhecer alguma coisa.
Compram tudo prontinho nas lojas.Mas como não existem lojas de amigos,os homens não têm mais amigos.Se tu queres um amigo,cativa-me! Que é preciso fazer?perguntou o principezinho.
É preciso ser paciente,respondeu a raposa.Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim,assim,na relva.Eu olharei para o canto do olho e tu não dirás nada.A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.Mas,cada dia,te sentarás mais perto...No dia seguinte o principezinho voltou.
Teria sido melhor voltares à mesma hora,disse a raposa.Se tu vens,por exemplo,às quatro da tarde,desde às três eu começarei a ser feliz.Quanto mais a hora for chegando,mais eu me sentirei feliz.Às quatro horas então,estarei inquieta e agitada:

Descobrirei o preço da felicidade!